Futebol entra no orçamento fixo dos brasileiros e camisas lideram os gastos

A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinion Box a pedido da Serasa, ouviu 2.940 pessoas de todo o país em junho de 2025

Futebol entra no orçamento fixo dos brasileiros e camisas lideram os gastos

Se no passado o futebol era sinônimo apenas de lazer e paixão de arquibancada, hoje ele se consolidou também como uma despesa recorrente no orçamento dos torcedores , inclusive no Centro-Oeste. Uma pesquisa inédita divulgada pela Serasa nesta semana mostra que 63% da população da região têm gastos frequentes com o esporte, e que para 80% dos entrevistados, essas despesas ocorrem mensalmente. Ou seja, o futebol virou um item fixo no bolso do torcedor goiano.

 

Entre os gastos mais citados estão as camisas dos clubes, que lideram o ranking com 72%, seguidas de produtos licenciados, como bonés, copos e mochilas (27,5%). A ida aos estádios já não é prioridade: apenas 26% dos entrevistados afirmaram gastar com ingressos. A estatística reflete um outro dado do estudo, apenas 22% da população da região ainda acompanha as partidas presencialmente. A maioria assiste aos jogos pela TV aberta (78%) ou pela TV por assinatura (51%).

 

Mesmo com o orçamento apertado, o torcedor mostra que não mede esforços para manter viva a relação com seu time. No Brasil, 60% dos entrevistados afirmaram já ter feito alguma “loucura” por seu clube do coração. No Centro-Oeste, o cenário é parecido, reforçando que o amor pelo futebol ultrapassa as quatro linhas e afeta diretamente o bolso do torcedor.