Goiânia: nova fase da metronização contempla BRT Norte-Sul nesta segunda

Prefeitura quer reduzir em até 30?slocamento no transporte coletivo

Goiânia: nova fase da metronização contempla BRT Norte-Sul nesta segunda

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), entrega nesta segunda-feira (30) a segunda fase da metronização do BRT Norte-Sul, no Terminal Isidória. A nova etapa contempla o trecho entre o terminal e a Praça Cívica e promete ganhos expressivos na operação do transporte coletivo, com redução no tempo de viagem, aumento da velocidade média dos ônibus e maior regularidade no cumprimento dos horários.

A tecnologia empregada no sistema permite prioridade semafórica para os ônibus, por meio de tags instaladas nos veículos, que se comunicam em tempo real com os semáforos ao longo do trajeto. 

LEIA MAIS
Prefeitura pretende reduzir em até 30% o tempo de deslocamento no Eixo Anhanguera

Neste trecho, 12 cruzamentos estão integrados ao sistema, além de sete estações com faixas de travessia, que passam a ter maior controle e previsibilidade na circulação.

Aumento da velocidade média

Com a metronização, a velocidade média dos ônibus no trecho deve superar 20 km/h nos horários de pico, o que representa um avanço em relação à média registrada antes da implantação do sistema. De acordo com a Prefeitura, o modelo já foi aplicado no Eixo Anhanguera, com redução significativa do tempo parado e melhoria no desempenho operacional. Ao final, a Prefeitura estima reduzir em até 30% o deslocamento no transporte coletivo da Região Metropolitana.

LEIA TAMBÉM
Acordo de mobilidade prevê priorização do transporte coletivo em Goiânia
Mabel anuncia sistema de metronização do Eixo Anhanguera

A entrega desta segunda-feira avança uma etapa do programa de modernização do transporte coletivo na capital, que integra o plano Nova Mobilidade, coordenado pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) com apoio da Redemob Consórcio. A próxima fase do projeto prevê a ampliação da metronização no sentido Praça Cívica–Terminal Recanto do Bosque, com mais cruzamentos e travessias sendo adaptados à nova tecnologia nos próximos meses.