Idoso é preso com mais de 200 aves silvestres transportadas ilegalmente na BR-060; em Jataí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um idoso de 70 anos nesta terça-feira (25) por transporte ilegal de mais de 200 aves silvestres na BR-060, em Jataí, sudoeste de Goiás. Os pássaros estavam confinados em uma gaiola de madeira dentro do porta-malas de um Fiat Palio, sem ventilação adequada, o que poderia comprometer a sobrevivência dos animais.
A abordagem ocorreu durante uma fiscalização de rotina. Os agentes estranharam os ruídos vindos do veículo e, ao abrir o compartimento traseiro, encontraram dezenas de canários-belgas de cor amarela amontoados, sem espaço para se mover. O motorista, que não possuía autorização para o transporte das aves, alegou inicialmente que as soltaria em uma fazenda, mas depois confessou que pretendia revendê-las em São Paulo. Ele afirmou ter adquirido os pássaros em Cuiabá (MT) por R$ 10 cada e os venderia por R$ 30.
Diante da irregularidade, os policiais registraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o idoso, que responderá por crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para avaliar a condição das aves e definir sua destinação.
O tráfico de animais silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira, movimentando milhões de reais anualmente. Além dos impactos ambientais, o transporte inadequado causa sofrimento e altas taxas de mortalidade entre os animais comercializados ilegalmente.
Comentários (0)
Comentários do Facebook